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5 Dicas de cuidado com a saúde da mulher em tempos de pandemia.

Neste mês de celebração da mulher, separamos algumas dicas que promovem o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres. Sabemos que  cada mulher necessita de cuidados específicos, porém, algumas precauções gerais fazem a diferença quando o assunto é saúde da mulher. 

1 . Alimentação saudável: tem um importante papel no funcionamento do organismo feminino. Por este motivo, é essencial evitar alimentos com gordura saturada como frituras, sorvetes e produtos industrializados em geral. Além de reduzir o consumo de sal e açúcar refinado. Alimentos como hortaliças, legumes, vegetais e frutas ricas em vitamina C são alimentos saudáveis para o corpo feminino. Não se trata de estabelecer dietas restritivas que comprometem a saúde, mas sim, de favorecer a qualidade da nutrição. 

2. Atividade Física: de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é recomendado praticar 30 minutos diários de atividade física, cinco vezes por semana. Em tempos de pandemia sabemos que manter os exercícios físicos é um desafio, mas manter uma rotina regular oferece benefícios não só psicológicos, como também promove a sensação de bem-estar. Sem acesso às academias e orientação profissional recomendamos atividades leves como alongamento, dança, subir e descer escadas e exercícios de relaxamento. 

3. Saúde mental: a saúde da mulher não é considerada integral apenas com a saúde física, mas também mental e emocional. Em especial neste período de distanciamento com acúmulo de funções a saúde da mulher pode ser comprometida. Momentos desafiadores como a pandemia desencadeiam ansiedade, depressão e estresse. Uma sugestão é praticar atividades como meditação, arte (desenho ou pintura), cuidar das plantas e dos animais de estimação, escrever, ler e ligar para amigos e familiares. 

4. Realize exames periódicos: o ideal é uma vez ao ano fazer um check-up para prevenir ou diagnosticar precocemente doenças como câncer de colo de útero e câncer de mama. Exames como Papanicolau e mamografia estão sendo adiados devido a pandemia do Covid-19,  aumentando consideravelmente o risco à saúde das mulheres. Busque sempre orientação e avaliação médica e se não for possível atendimento presencial através da telemedicina. 

5. Métodos contraceptivos: atualmente existe uma série de métodos contraceptivos como: preservativos, pílulas, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, dispositivo intrauterino (DIU T Cu), diafragma, anticoncepção de emergência e minipílula. Importante ressaltar que o uso de preservativo não só evita a gravidez indesejada como também favorece a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), causada por vírus ou bactérias transmitidas no contato sexual sem uso de camisinha com pessoas infectadas. 

Esperamos que com essas dicas a saúde da mulher possa receber a atenção e o cuidado necessário para manter a saúde física, mental e emocional. Conta pra gente, qual dessas dicas você vem colocado em prática nesse período de distanciamento social?

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