Best Life Saúde

6 dicas para escolher o melhor plano de saúde empresarial

Escolher um bom plano de saúde empresarial é um grande objetivo de qualquer empresa que preza pelo bem-estar de seus funcionários. Mais do que isso, oferecer os benefícios desejados pelos colaboradores é uma das maiores vantagens que você tem para atrair talentos, aumentar a retenção de funcionários e dar um incentivo na motivação e produtividade.

Porém, simplesmente fornecer um plano de saúde não é suficiente para manter os funcionários felizes. O cenário da assistência médica mudou drasticamente nos últimos anos. É importante aprender sobre as últimas tendências em assistência médica e oferecer planos alinhados com as expectativas dos funcionários.

Para ajudá-lo neste exercício, preparamos algumas dicas para escolher o melhor plano de saúde empresarial. Confira.

Como escolher o melhor plano de saúde empresarial?

O exercício de escolher o melhor plano de saúde empresarial não possui grandes mistérios. Porém, é inegável a necessidade de tirar um tempo para avaliar todos os fatores que influenciam nessa decisão para alcançar um bom custo x benefício.

Veja as principais dicas que podem ser úteis neste momento:

1. Saiba o que você pode pagar

É muito fácil gastar muito em plano de saúde, especialmente se você não sabe quanto pode gastar nele. Por isso, antes de começar a fazer sua pesquisa e fazer os primeiros contatos, garanta que você saiba qual é o seu orçamento que a organização dispõe para isso.

Além de ser uma ótima prática para garantir a sustentabilidade financeira, essa delimitação orçamentária facilita o seu processo de busca. Afinal, você pode focar apenas nas opções que estão dentro desse limite orçamentário.

2. Determine o que importa para seus funcionários

Para escolher um plano de saúde empresarial, é preciso pensar naqueles que são os maiores interessados: os funcionários. Portanto, saiba mais sobre o que é importante para seus funcionários – que pode incluir:

  • Tolerância financeira. O quanto os funcionários estão dispostos a pagar para obter o plano de saúde? Quanto mais completa for a cobertura, maior pode ser o desconto feito na folha de pagamento.

  • Cobertura médica. Quais são as despesas médicas cobertas pelo plano de saúde empresarial? Elas conseguem suprir as necessidades dos funcionários?

  • Opcionais voluntários. Os funcionários valorizam opcionais que podem ser contratados de forma voluntária? E quais são os opcionais que eles desejam obter?

3. Pergunte a seus funcionários o que eles querem

Você ainda está na dúvida sobre o que é realmente importante para os funcionários? Então envie uma pesquisa perguntando o que eles esperam de um plano de saúde empresarial.

Dessa forma, você pode identificar alguns detalhes importantes na sua tomada de decisão e ter um embasamento melhor antes de iniciar sua negociação com as operadoras de seguro. Isso inclui informações como gênero, idade, endereço, estado civil e número de filhos – além de dados sobre trabalhadores com doenças crônicas ou outras demandas de saúde.

4. Faça uma boa pesquisa

Imagine que você esteja pensando em comprar um novo aparelho de ar condicionado. É comum que você pesquise sobre a potência necessária para resfriar o cômodo, o gasto de energia, as melhores marcas do mercado, os preços em diversas lojas, entre outros fatores. Afinal, você quer tomar a melhor decisão de compra.

Quando você está estudando o melhor plano de saúde empresarial, a lógica é exatamente a mesma. Você precisa se preparar para fazer uma pesquisa de mercado para comparar as suas principais opções – usando como base o orçamento definido e as necessidades dos funcionários.

5. Converse com outras empresas

Uma ótima tática para garantir a escolha do melhor plano de saúde empresarial é ativar seus contatos em outras organizações para perguntar sobre suas experiências atuais e anteriores com planos de saúde. Dessa forma, você pode obter boas e más referências sobre algumas de suas principais opções.

6. Analise os detalhes do contrato

A contratação de um plano de saúde empresarial inclui a avaliação de muitas variáveis, não é? Uma das opções pode ter um valor mais atrativo, mas uma cobertura menos abrangente. Dificilmente você encontrará uma alternativa que se destaca em todos os pontos ao mesmo tempo.

Para garantir que você não se deixe levar pelos pontos positivos sem analisar todas as consequências da decisão, tire um tempo para analisar os detalhes do contrato – e tire todas suas dúvidas antes de tomar a decisão final.

Você gostou das dicas para escolher o melhor plano de saúde empresarial? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *