Best Life Saúde

6 estratégias para melhorar a qualidade de vida no trabalho

Melhorar qualidade de vida no trabalho é um dos principais objetivos dos profissionais de RH. Afinal, trata-se de um aspecto que interfere diretamente na satisfação dos funcionários, em sua produtividade e também na retenção dos profissionais.

De acordo com um estudo da Northwestern University, a satisfação dos funcionários está diretamente ligada à satisfação do cliente, que está diretamente ligada ao desempenho financeiro da empresa.

Dos benefícios que sua empresa oferece aos lanches disponíveis no intervalo, inúmeras oportunidades estão disponíveis para melhorar o ambiente de trabalho.

Neste artigo vamos destacar 6 estratégias que você pode utilizar para melhorar a qualidade de vida no trabalho. Confira!

https://bl.bestlifesaude.com.br/e-book

6 estratégias para melhorar a qualidade de vida no trabalho

1. Contrate atitudes de qualidade

A atitude humana desempenha um grande papel na qualidade de vida no local de trabalho.

Contratar pessoas com a atitude certa em relação a soluções, trabalho em equipe e ambientes de trabalho saudáveis pode ajudar a criar uma cultura de capacitação e interação mais saudável.

Atualmente, é comum vermos exemplos de empresas que tiveram sucesso com essa abordagem, chegando a elevar a atitude e a personalidade acima das habilidades e experiência no setor ao considerar novas contratações.

A ideia é que habilidades profissionais podem ser ensinadas, mas mentalidades e hábitos de trabalho de alta qualidade beneficiam a cultura da empresa como um todo.

2. Aprimore o suporte organizacional

Oferecer benefícios que podem ajudar a aliviar as preocupações dos funcionários melhora a qualidade de vida no trabalho.

Creche, horários flexíveis, opções de trabalho em casa e bônus monetários ajudam a resolver problemas para muitos funcionários – melhorando sua capacidade de concentração e produção no trabalho.

As abordagens dos líderes em relação à segurança no local de trabalho também são essenciais para a qualidade de vida no escritório.

A aplicação efetiva das políticas de assédio de qualquer tipo aumenta a confiança dos funcionários. Implementar um programa de assistência ao empregado para trabalhadores que lutam com problemas pessoais, como alcoolismo ou depressão, é um investimento valioso no bem-estar do empregado.

3. Melhore o conforto do escritório

As melhorias na iluminação, temperatura, escolha de música, arranjos das mesas e limpeza de banheiro e cozinha podem tornar o trabalho no escritório mais confortável. Árvores e plantas vivas melhoram a estética.

O desconforto pode ser uma distração que prejudica a produtividade e a satisfação geral com o trabalho ao longo do tempo.

Criar um ambiente de trabalho seguro, limpo e confortável demonstra respeito básico pelas pessoas e pela empresa.

4. Incentive a saúde pessoal

Apoiar a nutrição, a boa forma e o alívio do estresse de seus funcionários contribui para um ambiente de trabalho de alta qualidade.

Para isso, é possível adotar medidas simples – como incluir uma rotina de ginástica laboral, contratar um profissional treinadores de saúde para ensinar sobre uma vida mais saudável, remover junk food das máquinas de venda automática ou servir alimentos frescos mais saudáveis.

Permita que os funcionários façam pausas antes das reuniões para organizar suas ideias.

Como líder da empresa, organize um dia ocasional de bem-estar para seus funcionários. Traga um massagista, quiroprático ou instrutor de ioga e deixe os funcionários se inscreverem para a experiência.

Organize caminhadas em grupo ao ar livre, intervalos para ginástica ou dias de spa para funcionários interessados. A atividade e as dietas saudáveis aumentam a criatividade e a produtividade.

5. Crie objetivos claros para perseguir

Uma das principais causas de estresse no trabalho (e na vida) é não ter metas a seguir. Ou ter metas, mas não saber por que são relevantes.

Ajudar as pessoas a ver seus objetivos com clareza é uma ótima maneira de mantê-las engajadas – melhorando a qualidade de vida no trabalho.

6. Reconheça os colaboradores como pessoas

Conheça pessoalmente cada um de seus funcionários. É uma pena quando um gerente não tem ideia se sua secretária é casada ou se ela tem filhos.

Também é importante que a empresa preste atenção em detalhes como suas datas de aniversário ou outros marcos importantes.

Acima de tudo, os gestores devem estar cientes de quaisquer necessidades pessoais que os funcionários possam ter.

Se um funcionário ou um membro de sua família estiver doente, é importante que os chefes estejam preparados para fazer o melhor para ajudá-lo nestas circunstâncias imprevistas.

Você gostou dessas estratégias de como melhorar a qualidade de vida no trabalho? Quais delas você já adota na sua empresa? Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *