Best Life Saúde

A sua empresa oferece planos de saúde ou planos de doença?

Você já parou para refletir que a sua empresa pode estar oferecendo planos de doença ao invés de planos de saúde? Trata-se de uma questão de mentalidade adotada pela empresa – que pode focar não apenas em tratar enfermidades, mas também em proporcionar bem-estar físico, mental e social aos funcionários.

Existe uma diferença grande entre proporcionar um ambiente de trabalho saudável, prezando pelo bem-estar dos colaboradores e simplesmente oferecer plano de saúde que tratam as enfermidades. E essa diferença é visível tanto para os funcionários quanto para a empresa – que possui mais problemas com ausências ao trabalho e retenção de talentos.

Quer entender como utilizar melhor os planos de saúde e evitar os planos de doença? Acompanhe!

A diferença entre planos de saúde e planos de doença

Para compreender a diferença entre planos de saúde e planos de doença, é preciso ter a visão de que saúde não significa apenas a ausência de doença. Trata-se de um conceito mais amplo que abrange o bem-estar físico, mental e social do indivíduo.

Por essa razão, promover a saúde na sua organização não pode se limitar ao mero diagnóstico e tratamento de enfermidades contraídas pelos funcionários. É fundamental que existam outras ações contínuas, que ajudem a evitar o adoecimento e estimulem uma vida mais saudável, prazerosa e feliz.

A lógica por trás dos planos de saúde é simples: quanto mais doente a população, maior é o custo da saúde. Portanto, as operadoras trabalham na promoção da saúde, incentivando hábitos saudáveis – como alimentação correta, exercícios físicos e cuidados com doenças crônicas.

Ou seja, enquanto a grande maioria da população vai ao médico e já está com um problema, aqueles que possuem um plano de saúde podem contar com um acompanhamento adequado – com exames preventivos e práticas saudáveis no dia a dia.

Ao evitar a cultura dos planos de doença, a organização consegue promover ainda mais qualidade de vida aos colaboradores. E, em longo prazo, a tendência é que os custos das operadoras baixem drasticamente – reduzindo, também, as despesas para as empresas e para os beneficiários.

Importância dos planos de saúde para os colaboradores

Você sabia que ter um plano de saúde é o terceiro item da lista de desejos do brasileiro, só perdendo para a casa própria e educação? Além disso, segundo pesquisa do Ibope, mais de 80% dos beneficiários estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a assistência de saúde prestada pelas operadoras.

Levando isso em consideração, parece estranho que apenas 25% da população brasileira tenha um plano de saúde. A explicação para isso está no alto custo para contratação desse serviço.

Por essa razão, grande parte dos colaboradores espera ter acesso a planos de saúde quando são contratados por uma empresa. Trata-se de uma forma mais acessível de ter acesso à saúde para toda a família.

Ou seja, esse é um ponto importante para manter a satisfação dos funcionários elevada – e gera uma série de benefícios para a sua empresa:

  • Atração de novos talentos. Ao oferecer planos de saúde atrativos, você consegue atrair novos talentos, diferenciando sua empresa dos concorrentes. Afinal, os profissionais buscam trabalhar em organizações nas quais se sentem valorizados e podem obter benefícios atrativos.
  • Retenção de funcionários. Além de ajudar no recrutamento, os planos de saúde também servem como um incentivo para manter os profissionais na sua empresa por mais tempo.
  • Satisfação dos funcionários. Um bom conjunto de benefícios permite que você tenha funcionários felizes e satisfeitos com seus empregos. E esses colaboradores trabalham com mais motivação, contribuem para construir um clima positivo e são mais produtivos no dia a dia.
  • Funcionários mais saudáveis e produtivos. Os funcionários que têm um plano de saúde tiram menos dias de folga e, consequentemente, faltam menos. Por conta disso, eles também podem ser mais produtivos.
  • Promoção de uma cultura empresarial saudável. Ao garantir que sua empresa ofereça planos de saúde – e não planos de doença –, você consegue construir uma cultura empresarial positiva, incentivando iniciativas de bem-estar e oferecendo cobertura de saúde.

E, então, a sua empresa oferece planos de saúde ou planos de doença? Você está disposto a encontrar o melhor plano de saúde para a sua organização?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *