Best Life Saúde

Benefícios flexíveis e qualidade de vida do colaborador

A sua organização já oferece benefícios flexíveis para os funcionários? Sabemos que as empresas devem oferecer pacotes competitivos de benefícios aos funcionários, não apenas para atrair e reter os melhores talentos, mas também para aprimorar a cultura da empresa e aumentar a produtividade, não é?

No entanto, com pessoas com diferentes perfis no local de trabalho, os melhores benefícios para cada funcionário podem variar bastante. Portanto, oferecer um pacote de benefícios flexível é a melhor maneira de garantir que seus funcionários estejam recebendo os benefícios mais importantes para eles.

Quer entender melhor como os benefícios flexíveis melhoram a qualidade de vida do colaborador? Confira neste artigo.

O que são benefícios flexíveis?

Os benefícios tradicionais são definidos pela empresa e os funcionários não têm escolhas ou opções. Todos os funcionários recebem o mesmo pacote de benefícios, independentemente de suas necessidades individuais. Esses pacotes normalmente incluem ofertas padrão como cobertura de saúde, cobertura odontológica e seguro de vida.

Benefícios flexíveis, por outro lado, oferecem aos funcionários mais opções. Os funcionários podem escolher entre várias opções que sua empresa disponibilizou para eles – garantindo que eles tenham suas necessidades supridas.

Para um jovem funcionário que não tem filhos, o auxílio-creche não faz muito sentido. Por outro lado, outro colaborador que está no fim da carreira e possui filhos pequenos pode aproveitar esse benefício, mas abrir mão de uma bolsa de estudos.

Quais são as vantagens dos benefícios flexíveis?

Benefícios flexíveis são populares entre empregadores e funcionários por várias razões. No entanto, os principais benefícios referem-se ao recrutamento e retenção, flexibilidade dos funcionários e confiança do empregador.

Veja quais são as principais vantagens de implementar os benefícios flexíveis na sua empresa:

1. Melhora o recrutamento e a retenção de funcionários

É essencial que as empresas ofereçam pacotes de benefícios abrangentes se quiserem permanecer competitivas em relação aos seus concorrentes. Os funcionários dão grande importância aos benefícios e, para alguns, os pacotes de benefícios podem ser o fator decisivo entre dois empregos.

Portanto, se você deseja atrair e reter os melhores talentos, deve compensá-los de acordo. E dar uma margem maior de escolha sobre os benefícios para os colaboradores é uma ótima forma de colocar isso em prática.

2. Dê aos funcionários controle sobre seus benefícios

Cada funcionário é único e os benefícios devem refletir isso. Um funcionário mais velho e com problemas de saúde, com uma família numerosa, desejará benefícios diferentes do que um funcionário jovem, saudável e que mora sozinho. Planos de benefícios flexíveis permitem que seus funcionários escolham apenas os benefícios que são relevantes para eles.

Ou seja, os benefícios flexíveis capacitam os funcionários a garantir que sua organização atenda às suas necessidades profissionais e pessoais. Os funcionários querem sentir que seu empregador está investindo neles, e planos flexíveis são uma ótima maneira de fazer exatamente isso.

3. Elimina a adivinhação da escolha dos benefícios dos funcionários

Seus funcionários sabem que tipo de benefícios melhor lhes convém. Quando você oferece um plano de benefícios flexível, não precisa criar um plano que agrade a todos. Em vez disso, você pode deixar as escolhas para seus funcionários e ter a certeza de que eles estão obtendo os benefícios certos para acomodar sua saúde, orçamento e felicidade pessoal e profissional.

Que tipos de benefícios flexíveis você deve oferecer?

Já vimos que os benefícios flexíveis podem ser personalizados para atender às necessidades de seus funcionários, certo? Porém, é fundamental conhecer quais são os principais benefícios que você pode disponibilizar para promover a qualidade de vida dos seus colaboradores.

Veja algumas boas ideias que você pode levar para o seu negócio:

  • Plano de saúde e odontológico
  • Seguro de vida
  • Vale-refeição
  • Vale-alimentação
  • Auxílio-creche
  • Vale combustível
  • Vale estacionamento
  • Bolsas de estudo
  • Celular corporativo
  • Auxílio medicamento
  • Planos de previdência privada
  • Associações a clubes ou academias
  • Programas de qualidade de vida

Você já conhecia a importância que os benefícios flexíveis podem ter na qualidade de vida do colaborador? A sua organização já investe nessa estratégia? Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *