Best Life Saúde

Como estruturar um projeto de qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida no trabalho possui um grande impacto no mundo atual. As empresas reconhecem a grande importância de seus funcionários e se esforçam para aumentar a satisfação no dia a dia.

A qualidade de vida no trabalho não está apenas vinculada a funcionários mais felizes, mas também a melhores resultados de negócios. Quando a qualidade de vida no trabalho é estável, a produtividade tende a aumentar.

O mesmo ocorre com o nível de retenção de funcionários. Em suma, busca beneficiar os colaboradores, seus familiares e também a organização.

Neste artigo vamos conferir algumas dicas para que você consiga estruturar um projeto de qualidade de vida no trabalho. Confira.

https://bl.bestlifesaude.com.br/e-book

6 dicas para estruturar um projeto de qualidade de vida no trabalho

1. Promova a satisfação no trabalho

Você sabe qual é o grau de satisfação dos funcionários no local de trabalho? Fatores como ambiente de trabalho, pessoas, segurança no emprego e responsabilidades profissionais têm um grande impacto nos níveis de insatisfação profissional de um indivíduo.

Com uma melhor satisfação no trabalho, vem uma melhor qualidade de vida no trabalho. Um funcionário satisfeito com sua posição na empresa tem maior probabilidade de realizar um bom trabalho.

Consequentemente, a insatisfação com o trabalho tem maior probabilidade de diminuir o engajamento dos funcionários e também de aumentar as taxas de rotatividade.

2. Reduza o estresse no local de trabalho

O estresse é um assassino silencioso. Isso é especialmente verdadeiro para a maioria dos indivíduos que trabalham.

Com a pressão adicional para administrar sua vida profissional, os funcionários sentem níveis extremos de estresse.

Não só afeta sua saúde física, mas também afeta seu bem-estar emocional.

De acordo com stress.org, o estresse no local de trabalho é resultado dos seguintes fatores:

  • A carga de trabalho contribui para o principal motivo de estresse em quase 46%
  • Problemas de pessoas vem em segundo lugar com 28%
  • Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (20%)
  • Falta de segurança no emprego (6%)

A boa notícia é que, com o comprometimento organizacional e o esforço pessoal adequados, o estresse pode ser administrado com eficácia.

3. Recompensa financeira

O objetivo por trás de qualquer trabalho é obter uma renda substancial em troca, certo?

Recompensas, pagamentos e benefícios aumentam a qualidade de vida no trabalho. Com uma melhor remuneração, os funcionários ficam mais envolvidos no trabalho.

A menos que a empresa forneça motivação em forma de salário e benefícios, é pouco provável que os trabalhadores se sintam valorizados.

4. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Horários de trabalho rígidos são um grande “não” para a força de trabalho atual da geração Y.

O trabalhador moderno deseja equilibrar sua vida profissional com sua vida pessoal. Isso significa trabalho mais remoto e horários de trabalho mais flexíveis.

Alcançar um equilíbrio satisfatório entre vida profissional e familiar é um fator significativo na qualidade de vida profissional. Dividir tempo, energia e recursos em dois aspectos diferentes da sua vida é um desafio.

Somando-se a esse desafio estão obstáculos como longas horas de deslocamento, compromissos familiares ou mais horas de trabalho.

Para melhorar a qualidade de vida profissional em sua organização, você não pode ignorar a importância de introduzir um equilíbrio excelente entre vida pessoal e profissional.

No entanto, nem todo mundo busca o mesmo tipo de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. É por isso que é vital ter canais de comunicação abertos com sua força de trabalho.

5. Condições de trabalho

As empresas precisam entender o valor de um ambiente de trabalho agradável para aumentar a eficácia organizacional.

O ambiente de trabalho afeta a vida profissional, humor, desempenho e motivação.

Um ótimo exemplo disso é a iluminação. Uma boa iluminação faz uma diferença drástica no desempenho e na atitude dos funcionários. De acordo com pesquisas, a exposição à luz natural ajuda a melhorar a energia, humor, foco e produtividade.

6. Ambiente de trabalho confortável

Faça um esforço para proporcionar condições de trabalho relaxantes, fornecendo cadeiras confortáveis, plantas de interior, salas de descanso e lanches no escritório. Faça do local de trabalho um lugar agradável e divertido para se estar!

E então, gostou das dicas para estruturar um projeto de qualidade de vida no trabalho? Como a sua empresa lida com essa questão? Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *