Best Life Saúde

Como reduzir custos com plano de saúde para os funcionários

O plano de saúde para os funcionários é uma parte valiosa de qualquer pacote de benefícios de uma empresa, não é? Ele fornece conforto e segurança para os funcionários e seus dependentes – com custos mais atrativos que a contratação de um plano de saúde individual.

No entanto, os custos com plano de saúde para os funcionários podem se tornar bastante elevados dentro do orçamento empresarial. E eliminar completamente essas despesas está fora de cogitação, pois a insatisfação dos trabalhadores seria muito grande – gerando prejuízos ainda maiores para a empresa.

Felizmente, existem algumas coisas que as empresas podem fazer para reduzir os custos com plano de saúde para os funcionários, continuando a oferecer esse benefício sem prejudicar suas finanças. Veja neste artigo algumas dicas para colocar isso em prática.

5 dicas para reduzir custos com plano de saúde para os funcionários

1. Torne sua empresa um local de trabalho mais saudável

Uma das maneiras mais fáceis de tornar seus benefícios mais acessíveis tanto para sua empresa quanto para seus funcionários é ajudar todos a permanecerem saudáveis.

Os empregadores podem economizar dinheiro em longo prazo se criarem programas de incentivo ao cuidado com a saúde ou que se concentrem em problemas de saúde específicos – como diabetes – que estão afetando sua população.

Uma cultura da empresa que promova a saúde pode fazer milagres com o passar dos anos. Forneça lanches saudáveis, reserve um tempo para os funcionários se exercitarem ou passearem, forneça aos funcionários um motivo para se levantarem da mesa. Essas pequenas mudanças criarão um equilíbrio saudável que afetará seus custos.

2. Reavalie a cobertura do plano de saúde para os funcionários

Existem muitos tipos de cobertura médica que você pode oferecer a seus funcionários. Quanto mais competitivos forem seus benefícios, maior a probabilidade de atrair e reter os melhores talentos. No entanto, isso não significa que você precise fornecer os planos mais caros do mercado.

Considere a possibilidade de redesenhar as opções do seu plano para garantir que as pessoas não estejam seguradas demais e que sua empresa esteja trazendo os melhores planos possíveis. Talvez existam opcionais do seu plano que raramente são usados e que não fariam falta para os colaboradores.

3. Invista nos benefícios flexíveis

Em vez de oferecer um plano de saúde completíssimo com todas as coberturas possíveis, você pode optar pelos benefícios flexíveis – permitindo que cada colaborador indique os opcionais que deseja no seu plano de saúde.

Dessa forma, a sua empresa pode economizar com um plano de saúde menos abrangente, mas sem causar a insatisfação dos funcionários. Afinal, eles ainda terão suas necessidades supridas.

4. Defina um orçamento para o plano de saúde para os funcionários

Outra estratégia que você pode adotar para encaixar o plano de saúde para os funcionários no orçamento da empresa é avaliar qual é o limite de gasto que você pode ter. Ao encontrar esse valor, você pode começar a trabalhar de cima para baixo: eliminando todas opções que ficam acima desse teto.

5. Faça uma boa comparação entre as opções de planos de saúde

Se o seu objetivo é reduzir custos com plano de saúde para os funcionários, é fundamental fazer uma boa comparação entre todas as opções que você tem. E, acredite, são muitas as suas alternativas quando falamos sobre planos de saúde.

Atualmente, existem dezenas de operadoras de plano de saúde empresarial no Brasil. Cada uma dessas instituições oferece diferentes propostas, condições de cobertura, valores, diferenciais, entre outros aspectos essenciais na contratação.

Portanto, reavaliar qual é o plano de saúde contratado atualmente é uma ótima saída para minimizar os custos mensais. E esse exercício se torna ainda mais eficiente depois de colocar em prática as demais dicas que vimos neste artigo: tornar sua empresa um local de trabalho mais saudável, reavaliar as necessidades dos funcionários e oferece benefícios flexíveis.

Por isso, pode ser um ótimo investimento contratar uma empresa que auxilia neste processo de comparação entre as operadoras – gerando uma grande economia de recursos em longo prazo.

Você gostou das dicas para reduzir custos com plano de saúde para os funcionários? Quer encontrar a melhor alternativa de operadora para sua empresa? Então entre em contato com a nossa equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *