Best Life Saúde

Confira os benefícios do home office

O trabalho flexível é o futuro do trabalho. Com empresas em todo o Brasil pedindo a seus funcionários que trabalhem em casa, o trabalho remoto se tornou o novo padrão. Mas você já conhece os benefícios do home office?

Muitos gestores foram obrigados a migrar para o trabalho remoto por conta da pandemia do COVID-19 e ficaram surpresos com os benefícios dessa modalidade de trabalho. Algumas das vantagens de trabalhar em casa para empregadores e empregados podem incluir maior bem-estar e custos mais baixos.

Neste artigo vamos compreender melhor quais são os benefícios do home office para as empresas. Acompanhe.

6 benefícios do home office para a sua empresa

Os maiores benefícios do home office para empregadores corporativos giram em torno do bem-estar do funcionário, das operações diárias e da receita. Aqui está o que trabalhar em casa pode fazer por você e sua equipe:

1. A comunicação é mais eficiente

Uma das maiores resistências em relação ao home office é em relação à comunicação da equipe. Porém, a tecnologia permite que ocorra o oposto disso: uma melhoria na comunicação – tanto interna quanto externa.

Graças a soluções de gerenciamento de projetos, é muito mais fácil colocar todos na mesma página. Mantenha todas as comunicações, arquivos e aprovações em um local facilmente acessível para eliminar o tempo perdido vasculhando cadeias de e-mail ou relatórios de progresso desnecessariamente sobrecarregados.

2. Aumentos de produtividade

Estudos mostram que os funcionários do trabalho remoto são 20% a 25% mais produtivos do que os funcionários do escritório. Não apenas há menos distrações sociais, mas também há mais oportunidades de fazer as pausas necessárias quando necessário, o que os psicólogos dizem que ajuda no desempenho geral, na motivação e na criatividade – entre outros benefícios.

3. Economize em eventos de formação de equipe

Outro dos benefícios do home office para a sua empresa é a possibilidade de economizar em eventos sociais – como festas de aniversário ou feriados – e concentrar seu orçamento em áreas de alto impacto.

Você ainda pode ajudar sua equipe a se unir virtualmente, mas por uma fração do custo que você normalmente esperaria gastar em coisas como espaço para aluguel e materiais de atividades. Além disso, é totalmente possível construir uma cultura saudável de escritório remoto com a ajuda de ferramentas digitais.

4. A saúde e o bem-estar dos funcionários melhoram

Você pode facilitar um forte equilíbrio entre vida profissional e pessoal para seus funcionários simplesmente por meio do trabalho remoto. Eles podem personalizar o ambiente para atender às suas necessidades pessoais, ficar à vontade com suas roupas preferidas e configuração tecnológica e cuidar das necessidades físicas e emocionais à medida que surgem.

Embora existam algumas armadilhas comuns para os que trabalham à distância que podem diminuir esses benefícios, você pode ajudar os funcionários em sua transição para o trabalho em casa. Basta definir limites e expectativas claros para horas de trabalho, projetos e reuniões que lhes permitam relaxar e se sentir confiantes em sua produtividade sem exagerar. Além disso, encontre uma solução mutuamente aceitável para check-ins diários ou semanais para eliminar o microgerenciamento.

5. Acesso a mais talentos

Os empregadores empresariais não estão mais limitados a contratar talentos locais, o que significa que têm uma chance muito maior de encontrar alguém com as habilidades, experiência e personalidade exatas para se encaixar melhor em sua organização. Ao aderir o trabalho remoto, você pode contratar pessoas localizadas em qualquer lugar do mundo.

6. Satisfação dos funcionários

Por fim, também precisamos destacar a satisfação dos funcionários quando falamos sobre os benefícios do home office. A possibilidade de trabalhar sem precisar sair de casa (ou de qualquer local em que estejam) é o sonho de muitos profissionais.

Dessa forma, você pode aumentar a satisfação geral da força de trabalho e fomentar a motivação na execução do trabalho sem a necessidade de custos extras. Ao combinar isso com um bom plano de benefícios, você garante funcionários sempre felizes.

Você já conhecia os benefícios do home office? A sua empresa já adota esse formato de trabalho? Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *