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CONHEÇA OS TIPOS DE FRUTAS E SEUS BENEFÍCIOS.

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CONHEÇA OS TIPOS DE FRUTAS E SEUS BENEFÍCIOS.

Elas existem de diversas cores e podem ser doces, ácidas e até azedas. Algumas são conhecidas por sua suculência, outras pela quantidade de fibras ou seu alto teor calórico. Fontes de vitaminas e sais minerais, todos os tipos de frutas são altamente nutritivos. De acordo com algumas características, podem ser classificadas em cinco grandes categorias. E cada tipo de fruta pode ajudar em um momento do dia, como se preparar para a academia ou até mesmo hidratar nos dias quentes de verão.

O consumo diário desse alimento basicamente evita a deficiência de minerais e vitaminas e quaisquer sintomas que possam estar associados à carência desses nutrientes. As frutas ainda são ricas em fibra e água, que ajudam no bom funcionamento do trato digestivo. E podem ajudar a emagrecer, já que suprem a necessidade (e a vontade) de comer doces.

FRUTAS ÁCIDAS

As frutas desta categoria possuem os ácidos mais fortes. Também chamadas de cítricas, são uma excelente fonte de vitamina C e de antioxidantes, o que ajuda a fortalecer o sistema imune e a prevenir algumas condições infecciosas, como gripes e resfriados.

Conheça as principais frutas desta categoria.

Limão: Fonte de vitamina C, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, entre outros. É considerada uma das frutas cítricas com maior poder detox. Acredita-se que seja benéfica para prevenção de problemas cardiovasculares e para o funcionamento do intestino.

Laranja: Contém mais de 150 fitonutrientes, bio-flavonóides, pectina, vitamina C e cálcio. Fortalece o sistema imune, ajuda no controle do colesterol, no processo de digestão e em casos de constipação, especialmente se for consumida com o bagaço.

Abacaxi: Contém cálcio, vitamina C, magnésio, potássio e betacaroteno. Fortalece o sistema imune, é benéfico para trato urinário e para a digestão e tem leve ação laxativa.

Morango: Fonte de vitamina C, manganês, ferro e cobre. Fortalece a defesa natural do organismo, ajuda a reduzir o colesterol ruim e alguns estudos apontam que tem papel no controle de alguns tipos de câncer.

FRUTAS SEMI ÁCIDAS

Entre todos os tipos de fruta, essa categoria engloba aquelas que contêm ácidos mais simples e mais fracos. Elas estão em uma faixa intermediária entre as ácidas e as doces. As frutas desta categoria costumam ser indicadas para a prevenção ou controle de diversas condições.

Manga: Fonte de vitamina C, betacaroteno, cálcio e potássio. Fortalece o sistema imune, controla o colesterol ruim e ajuda na digestão.

Maçã: Fonte de vitamina C, magnésio, potássio, ferro, fósforo, entre outros. Sua fibra é benéfica para o bom funcionamento do sistema digestório e também ajuda a fortalecer o sistema imune.

Blueberry: Fonte de antioxidantes, fitonutrientes, vitamina C, vitamina K e ferro. Benéfica para o trato urinário e para combater os desgastes dos tecidos causados pelo envelhecimento.

Pêssego: Fonte de vitamina C, vitamina E, potássio, cálcio e betacaroteno. Tem função laxativa e diurética e também auxilia na digestão.

FRUTAS DOCES

A principal característica desse grupo é o alto teor do açúcar típico das frutas, a frutose. Se consumidas em excesso, elas podem aumentar os níveis de glicemia. Por isso, esse tipo de fruta deve ser consumido com alguma fonte de fibra (como aveia) ou semente (como chia e linhaça), para controlar os níveis de glicose no sangue.

Entre as frutas desse grupo, a banana é uma das mais consumidas, especialmente por quem procura uma fonte extra de energia de maneira natural e saudável. Mas, como é rica em carboidratos, pode gerar hiperglicemia em algumas pessoas. Por isso, se você está pensando em apostar na banana antes do exercício físico, o mais indicado é consultar uma nutricionista funcional.

Banana: Rica em vitamina C, manganês, potássio, cobre e magnésio. Previne câimbras e oferece energia extra antes de atividades físicas, tem fácil digestão.

Mamão papaia: Contém altos teores de betacaroteno, potássio, vitamina C, cálcio e fósforo. Ajuda no processo digestivo e na queima de gorduras.

FRUTAS HIPER HÍDRICAS

Mais de 90% da composição desses alimentos é de água. São uma ótima opção para os dias quentes e em casos de desidratação, mas não devem substituir o consumo de água.

Melancia: Fonte de betacaroteno, vitamina C e cobre. Auxilia na hidratação e no processo de limpeza do organismo.

Melão: Rico em betacaroteno, vitamina C, B3, potássio e cobre. Ajuda a fortalecer o sistema imune, na hidratação e na limpeza do organismo.

Para potencializar os efeitos dessas frutas, vale ainda acrescentar alguns complementos como a Chia, a Granola ou a Linhaça. Experimente polvilhar os grãos sobre uma salada de frutas.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

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