Best Life Saúde

Dezembro Vermelho: como engajar sua empresa na campanha

Você já parou para pensar que diversas campanhas da área de saúde são relacionadas a meses do ano?

Há, por exemplo, o Outubro Rosa para o câncer de mama e o Novembro Azul para o câncer de próstata. E, no último mês do ano, também há uma campanha importante: o Dezembro Vermelho.

Essa é uma campanha global para destacar ações de prevenção, tratamento, assistência, acolhimento e proteção às pessoas com HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Continue a leitura e compreenda melhor o que é o Dezembro Vermelho, qual sua importância e confira dicas de como engajar sua empresa nessa importante campanha. Acompanhe a seguir.

https://bl.bestlifesaude.com.br/e-book

Como surgiu a campanha Dezembro Vermelho?

No ano de 1987, a Assembleia Mundial da Saúde, com o apoio das Nações Unidas, instituiu e oficializou dezembro como o mês de solidariedade, compaixão e compreensão para a população acometida pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

Essa escolha se deu em razão de dezembro já estar no calendário dessa pauta – já que dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids.

No Brasil, embora já ocorressem movimentos relacionados à campanha, foi em 2017 que foi instituído o Dezembro Vermelho, por meio da Lei 13.504.

Atualmente, a campanha é realizada no país em ações conjuntas entre poder público, sociedade civil e organizações internacional, seguindo diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por que o laço vermelho é símbolo da campanha?

O laço é um símbolo característico de outras campanhas globais focadas em demandas da saúde que buscam estimular solidariedade e apoio.

Quanto à cor, o vermelho foi adotado por sua relação com o sangue e com paixão. O símbolo foi criado em 1991, por artistas americanos de um coletivo chamado Visual Aids.

Desde então, o laço vermelho tem sido utilizado em todo o mundo como símbolo não apenas do Dezembro Vermelho, mas de visibilidade para a prevenção do HIV e de doenças sexualmente transmissíveis.

Qual é a importância da campanha e por que engajar sua empresa no Dezembro Vermelho?

O Dezembro Vermelho tem o papel importante de ajudar na sensibilização das pessoas para as medidas de cuidado, assistência e garantia dos direitos das pessoas infectadas com o Vírus da Imunodeficiência Humana.

Ainda, de destacar e reforçar questões como a prevenção e o tratamento disponíveis para essas condições. Além disso, o Dezembro Vermelho também auxilia para a redução do preconceito relacionado à doença.

Também é válido destacar o lado educativo da campanha, elucidando questões como, por exemplo, que HIV e Aids são coisas diferentes, ao contrário do que muita gente acredita.

Resumidamente, o HIV é o vírus em si e Aids é a fase final da doença que afeta gravemente o sistema imunológico.

Essa campanha se mostra relevante no Brasil também considerando sua propagação e seus impactos em mortalidade.

Dados divulgados pelo Governo de São Paulo apontam que a cada 15 minutos alguém é infectado pelo HIV no país e que ele é responsável pela morte de sete pessoas por dia em SP.

Conforme informações divulgadas recentemente pelo Ministério da Saúde, no país, há 920 mil pessoas com HIV.

Entretanto, ações como as do Dezembro Vermelho, testagens gratuitas e outras contribuíram para reduzir os índices de mortalidade da doença nos últimos anos no Brasil.

Por tudo isso, a campanha tem um papel importante que também pode ser exercido nas empresas.

Isso pode ajudar a quebrar tabus e reduzir preconceito e a orientar seus colaboradores, contribuindo para uma cultura de prevenção e apoio. Ainda, demonstra que a empresa se preocupa com a saúde e o bem-estar dos funcionários.

Dicas de ações organizacionais para a campanha Dezembro Vermelho

Há diversas ações que sua empresa pode fazer para se engajar e demonstrar apoio à campanha Dezembro Vermelho.

Uma das iniciativas mais característica é a distribuição de laços vermelhos. Eles também podem ajudar a decorar os ambientes organizacionais e chamar atenção para a campanha.

No caso de quem está atuando em home office, é possível criar adaptações. Por exemplo, utilizando um laço vermelho em sua imagem de perfil de intranet, Zoom, etc.

Também pode ser interessante promover palestras virtuais ou lives focadas em sensibilização, prevenção e tratamento dessas doenças e divulgar na intranet, TV Corporativa ou outros canais de endomarketing mais informações e orientações sobre a temática.

Há, ainda, a possibilidade de distribuir preservativos para incentivar um comportamento seguro e preventivo.

Por fim, oferecer plano de saúde e associá-lo a campanhas preventivas também é uma ação importante.

O plano de saúde é uma oportunidade para que o colaborador tenha rápido e fácil acesso à orientação médica, a exames, testes e tratamentos.

E então, o que achou da ideia de aderir à campanha Dezembro Vermelho? Quais ações sua empresa realiza pensando no bem-estar e na saúde dos colaboradores? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *