Best Life Saúde

Entenda a Cobertura dos planos de saúde nos casos de acidente de trabalho

Acidente

A cobertura dos acidentes de trabalho é um dos principais atrativos para empresas que buscam planos de saúde para seus funcionários. Afinal, ao garantir o acompanhamento médico necessário em casos de acidente, é possível reduzir o tempo de afastamento dos colaboradores.Mas você sabe com funciona a cobertura dos planos de saúde nos casos de acidente de trabalho? Apesar de parecer bastante lógica que exista essa cobertura quando falamos em planos voltados para os funcionários, é preciso avaliar com cuidado os serviços que estão incluídos.Neste artigo vamos entender melhor a cobertura dos planos de saúde em acidentes de trabalho. Confira.

Relação entre acidentes de trabalho e planos de saúde

Você sabia que os acidentes de trabalho são responsáveis ​​pelo maior número de mortes e incapacidades de sepulturas causados ​​pelo trabalho em todo o mundo? É justamente por essa razão que as associações se preocupam tanto com a saúde dos seus funcionários – tanto de forma preventiva quanto com serviços que contribuam para uma recuperação efetiva.Mesmo considerando a existência da cobertura universal do SUS, muitas empresas fornecem planos de saúde para os seus trabalhadores – garantindo acesso a serviços ambulatoriais, hospitalares ou assistência domiciliar, com cobertura total ou parcial das despesas.

Regras da ANS sobre a cobertura de acidentes de trabalho

De acordo com a ANS, nos contratos de planos de saúde coletivos por adesão e coletivos empresariais, é obrigatória a cobertura dos procedimentos solicitados no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, relacionado ou não com a saúde ocupacional e acidentes de trabalho, respeitadas as segmentações contratadas. Até 2010 era permitido que as operadoras se recusassem a atender clientes de planos de saúde coletivos que sofrerem um acidente de trabalho ou desenvolverem alguma doença no exercício de sua função. Porém, um ANS corrigiu essa distorção.A velha regra dizia que os planos coletivos e empresariais tinham de cobrir todos os procedimentos corrigidos no rol, exceto se uma doença ou o ferimento estavam relacionados ao trabalho. Porém, isso faz com que os trabalhadores começassem a mascarar que se tratava de um acidente de trabalho para poder receber o atendimento do plano de saúde, em vez de dependente para apoio das empresas.Até as mudanças realizadas pela ANS em 2010, as empresas que fornecem plano de saúde a seus funcionários e queriam que eles recebessem tratamento em caso de acidente de trabalho eram obrigadas a fazer um adendo contratual – e pagavam mais por esta cobertura extra.

Quais serviços estão incluídos na cobertura?

O objetivo da cobertura dos planos de saúde nos casos de acidente de trabalho é oferecer os recursos fornecidos para que os colaboradores sejam reestabelecidos da maneira mais rápida possível – gerando tranquilidade para a organização e para os funcionários. Na prática, isso ocorre com uma série de serviços voltados, especificamente para o tratamento de pessoas que sofreram acidente de trabalho. Esses serviços podem variar conforme os planos das diferentes operadoras – mas geralmente eles incluem:

  • Consultas médicas
  • Sessões de fisioterapia
  • Procedimentos cirúrgicos
  • Internação hospitalar
  • Órteses / próteses
  • Atendimento psicológico
  • Oxigênioterapia hiperbárica
  • Procedimentos odontológicos

Acesso a medicações necessárias durante o tratamento Essa cobertura para acidentes de trabalho é uma ótima maneira de promover uma organização mais saudável. Todos os funcionários responsáveis ​​a atenção que critérios em situações de acidentes e podem voltar ao desempenho de suas funções com rapidez. Sem dúvidas, oferecer benefícios de planos de saúde é um grande diferencial para qualquer organização – direito talentos, retendo funcionários e aumento a moral interna. Afinal, o simples fato de saber que essa cobertura existe garante mais tranquilidade para todos os colaboradores. Você já conhecia a cobertura dos planos de saúde nos casos de acidente de trabalho? Quer encontrar a melhor opção de plano de saúde para sua organização? Então visite a página da Best Life Saúde .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *