Best Life Saúde

Ginástica Laboral pode melhorar a qualidade de vida no trabalho

Ginástica

A qualidade de vida no trabalho é uma preocupação cada vez maior – tanto para os funcionários quanto para os gestores. À medida que as pessoas passam cada vez mais tempo em seus postos de trabalho, e muitas delas gastam ainda mais tempo com deslocamento. Por conta disso, torna-se difícil incorporar práticas saudáveis ​​no dia a dia. Como resultado disso, os programas de bem-estar no local de trabalho são mais importantes do que nunca. É justamente por conta disso que a ginástica laboral vem se tornando uma prática comum em muitas associações brasileiras – gerando diversos benefícios que afetam a qualidade de vida no trabalho. Quer entender melhor como a ginástica laboral pode melhorar a qualidade de vida no trabalho? Confira logo a seguir.

Como funciona a prática de ginástica laboral?

Ginástica laboral é um tipo de ginástica elaborada especificamente para os funcionários no seu local de trabalho. A sua principal é contribuir com a prevenção de lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional – além de melhorar a qualidade de vida no trabalho. Os exercícios duram em média entre 5 e 15 minutos e podem ser realizados de duas a três vezes por semana, com auxílio de um profissional contratado pela empresa ou por uma empresa terceirizada. As práticas da ginástica laboral trazem benefícios tanto para o funcionário quanto para a empresa. Isso porque, após o expediente, as pessoas costumam ter dores na região lombar, no pescoço, nos ombros, nos braços e nas pernas — resultado de movimentos repetitivos e ininterruptos que acabam causando problemas de saúde ao trabalhador.

Benefícios da ginástica laboral para a qualidade de vida no trabalho

São vários os ganhos com a prática da ginástica laboral. Para o corpo, promove mais disposição e bem-estar, previne doenças agudo como DORT e LER, além de melhorar a postura corporal, resistência, flexibilidade e coordenação dos movimentos. Isso contribui para a diminuição da inflamação, tensão muscular e trauma. Além disso, existem outros benefícios como:

  • Ajuda na mudança da rotina do funcionário. Um profissional que é alocado em novas tarefas pode sofrer impactos no seu corpo – principalmente nos primeiros dias ou semanas. Com a ginástica laboral, esses efeitos podem ser minimizados.
  • Desenvolvimento da consciência corporal. Com rápidas práticas diversas por semana, a ginástica laboral para o desenvolvimento da consciência corporal dos funcionários.
  • Melhoria da concentração no trabalho. A prática de exercícios gera benefícios que vão além do corpo – e alcançam também a mente. Um dos efeitos positivos é a melhoria da concentração no trabalho.
  • Redução de custos com saúde. É um fato: funcionários saudáveis ​​custam menos do que funcionários insalubres. Portanto, além de melhorar a qualidade de vida no trabalho, a ginástica laboral também pode gerar uma redução nas despesas.
  • Menos absenteísmo. Faz sentido que trabalhadores mais saudáveis ​​faltem menos dias de trabalho, não é? Esse é outro benefício da ginástica laboral.
  • O condicionamento físico cria menos estresse. Os programas de bem-estar no local de trabalho educam os funcionários sobre como se sentir melhor no trabalho, tanto mental quanto fisicamente.
  • Estímulo ao trabalho em equipe. A camaradagem é difícil de medir, mas também é um benefício importante de um programa de condicionamento físico no local de trabalho. Um maior senso de trabalho em equipe no local de trabalho é uma consequência natural da participação em um programa de ginástica laboral. Os funcionários que se exercitam juntos passam a se conhecer melhor, e esses aprimorados aprimorados se traduzem em todos os tipos de vantagens. As empresas que investem em ginástica laboral se evidenciam como associações que se preocupam com a saúde do trabalhador , o que os torna mais humanos. Além disso, o fator social também está relacionado à ginástica laboral, pois as pessoas têm mais contato umas com as outras e trabalham melhor em equipe, pois a ginástica ajuda a perder a timidez. Você já conhecia todos os benefícios da ginástica laboral para melhorar a qualidade de vida no trabalho? Está disposto a otimizar seus resultados através do trabalho de pessoas saudáveis ​​e produtivas? Então conheça a atuação da Best Life Saúde !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *