Best Life Saúde

Licença maternidade e descontos dos planos de saúde

Você sabe como funciona a relação entre a licença de maternidade e os planos de saúde? Essa é uma dúvida comum entre os profissionais responsáveis ​​pelo gerenciamento dos planos e descontos da folha salarial dos funcionários.

Durante o período de licença maternidade, a empregada está liberada do trabalho para cuidar do recém-nascido.

Neste momento, quais são os descontos que podem ser efetuados? Será que o plano de saúde segue funcionando da mesma forma?

Neste artigo vamos entender melhor como funciona a licença de maternidade e os descontos dos planos de saúde. Confira.

https://bl.bestlifesaude.com.br/e-book

Como funciona o desconto de planos de saúde em folha de pagamento?

Antes de falarmos especificamente sobre a licença maternidade, é importante entender como funciona o desconto dos planos de saúde em folha de pagamento.

Essa é uma situação que não ocorre em todos os casos, pois é possível que a empresa se responsabilize para cobrir todos os custos com os planos de saúde de seus colaboradores.

Caso a empresa opte por fazer esse desconto , não existe um limite legal para o valor superior. Entretanto, é sempre importante buscar um equilíbrio para que os funcionários não se sintam lesados.

A orientação nesta situação é que todos os descontos sejam documentados também na folha de pagamento – da mesma forma como outros descontos que ocorrem mensalmente.

Além disso, outro ponto importante é que o colaborador não pode receber menos que 30% do seu salário bruto por mês. Neste cálculo devem entrar não apenas os descontos de planos de saúde, mas todos os outros.

Licença maternidade gera descontos dos planos de saúde?

Quando uma empregada está em licença maternidade, o benefício de plano de saúde deve continuar sendo oferecido normalmente.

Afinal, este é um período em que ela pode necessitar ainda mais do auxílio médico.

Portanto, o procedimento conduzido deve ser o mesmo feito regularmente – gerando descontos na folha de pagamento referente aos planos de saúde.

Como funciona a licença maternidade?

A licença maternidade é um direito garantido a toda trabalhadora brasileira que passou pelo processo de parto, para famílias que adotaram uma criança e para quem obteve a guarda judicial de uma criança.

Além disso, também têm direito à licença maternidade as mulheres que tiveram um aborto espontâneo ou tiveram ao nascimento de um bebê natimorto.

A partir de quando é possível tirar uma licença de maternidade?

A licença maternidade pode iniciar 28 dias antes do parto ou a partir do nascimento. Para casos de adoção ou guarda judicial, a licença deve ser pedida a partir dos dados de concessão do pedido.

Qual o valor da licença maternidade?

O valor da licença maternidade tem valor igual ao salário mensal pago pela funcionária.

Quanto tempo dura a licença maternidade?

A licença maternidade dura 120 dias, obrigatoriamente, e 180 dias, para empresas que aderiram ao programa Empresa Cidadã.

Quais são os descontos relacionados à licença de maternidade?

Conforme vimos, os planos de saúde devem ser descontados normalmente durante a licença maternidade.

Mas quais são os outros descontos que devem ser feitos durante este período? Veja logo a seguir:

  • INSS
  • Contribuição sindical
  • Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF)

Além disso, outros benefícios podem ser descontados de acordo com a Convenção Coletiva da categoria da trabalhadora.

Por outro lado, o desconto do vale-transporte só é realizado de pessoas que estão usufruindo do vale-transporte.

Como durante a licença maternidade a pessoa fica em casa, não é permitido o desconto.

Outro ponto importante é que o depósito do FGTS ocorre normalmente durante o recebimento-salário-maternidade, mas continua não sendo alimentado do salário da funcionária.

Você já conhece a relação entre a licença de maternidade e descontos dos planos de saúde? Ficou com dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a equipe da Best Life Saúde !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *