Best Life Saúde

O que é uma alimentação saudável de verdade?

Alimentação saudável

Você sabe o que é uma alimentação saudável de verdade? Muito se fala sobre a importância da alimentação para a saúde, e a necessidade de ter uma dieta saudável para o bom funcionamento do organismo. Mas, entre as inúmeras dicas que encontramos na internet e nas revistas para ter uma boa alimentação, o que realmente é uma alimentação saudável?

Ao contrário do que muitos podem pensar, uma alimentação saudável não é sinônimo de uma dieta cheia de restrições, em que você não pode comer nada do que gosta. Na verdade, uma alimentação focada na saúde tem muito mais a ver com equilíbrio e qualidade de alimentos do que com proibições.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre este assunto, preparamos este artigo com algumas explicações e dicas para ter uma dieta balanceada. Veja a seguir como ter uma boa alimentação e descubra de uma vez por todas o que é ter uma alimentação saudável.

O que é uma alimentação saudável?

Resumidamente, para que a nossa dieta contribua para a nossa saúde, ela deve suprir as nossas necessidades de calorias e outros nutrientes, como proteínas, vitaminas e lipídios. Mais do que isso, os alimentos devem ser de boa qualidade e bastante variados, aumentando a diversidade de nutrientes a que seu corpo tem acesso. Por fim, podemos citar que uma alimentação saudável inclui o máximo de produtos naturais quanto possível, com cuidado para evitar a contaminação química ou biológica através da comida.

Assim, temos as linhas gerais de o que é uma alimentação saudável. Mas é importante, também, pontuar que o organismo de cada pessoa vai ter as suas particularidades – ou seja, as necessidades nutricionais são diferentes de um indivíduo para o outro. Por isso, o que é uma alimentação saudável para uma pessoa não necessariamente vai ser uma dieta recomendada para outra. É importante considerar as características de cada indivíduo ao definir o que é uma alimentação saudável.

Além disso, é necessário acabar com a ideia de que só existe uma forma certa de se alimentar. Até no âmbito de uma mesma pessoa, as necessidades nutricionais podem variar muito ao longo da vida, seja por conta do processo natural do envelhecimento, pelo desenvolvimento de novos hábitos de vida ou pelo aparecimento de doenças que venham a mudar este quadro. Desta forma, o que é uma alimentação saudável é uma definição muito ampla, que depende de várias especificidades para ser entendida.

Como ter uma alimentação saudável?

Para entender a fundo do que o seu corpo precisa e definir o que é uma alimentação saudável para você, é fundamental consultar um profissional da área da nutrição. No entanto, é possível seguir os principais consensos na área da alimentação e da saúde para melhorar os seus hábitos e a sua dieta, contribuindo para a saúde do seu corpo sem necessariamente passar por uma avaliação médica.

Um bom plano alimentar deve incluir pelo menos três refeições por dia, sendo recomendadas de quatro a cinco. Elas devem ser balanceadas, de forma a permitir que ao longo do dia seu corpo tenha acesso a proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais em quantidades adequadas, sem carências ou excessos.

É importante evitar o açúcar refinado e produtos industrializados, assim como comidas muito gordurosas. Por outro lado, o consumo de verduras, frutas, legumes e fibras é incentivado – especialmente quando de fontes orgânicas. Por fim, podemos também citar o cuidado com o excesso de sal, pois ele também deve ser consumido com parcimônia. Quanto à água, o recomendado é que sejam consumidos pelo menos 2 litros de água por dia – o que pode ser medido em 6 a 8 copos.

De modo geral, uma alimentação saudável é a mais natural possível, feita de “comida de verdade”. Uma alimentação saudável não é menos gostosa ou muito restritiva. A chave é comer de tudo, mas em uma quantidade adequada e equilibrada, priorizando sempre que possível os alimentos de qualidade e com bom valor nutricional.

E você, já sabia o que é uma alimentação saudável de verdade? O que você faz para cuidar da alimentação e garantir uma boa dieta para a sua família? Conte para nós nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *