Best Life Saúde

Plano de saúde corporativo e modalidade de contratação

Plano corporativo

A contratação de um plano de saúde corporativo está entre as prioridades de muitas organizações brasileiras. Afinal de contas, esse é um dos benefícios mais valorizados pelos funcionários – e manter a força de trabalho satisfeita e motivada é fundamental.

Porém, o momento da contratação do plano de saúde corporativo pode ser bastante confuso. São muitas opções e diversas informações que podem não ser compreendidas no primeiro momento. E entre essas informações está a modalidade de contratação.

Mas, afinal de contas, qual é a melhor modalidade de contratação de um plano de saúde corporativo? Confira ao longo deste artigo.

Quais são as modalidades do plano de saúde corporativo?

Para que seja possível definirmos a melhor modalidade de contratação, precisamos compreender quais são as opções existentes, certo? Para isso, vamos utilizar as informações apresentadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) – a Agência Reguladora de planos de saúde do Brasil:

Plano Coletivo por Adesão

O plano coletivo por adesão é um plano coletivo que pode ser contratado pela associação profissional ou sindicato da categoria. Veja suas principais características:

  • Adesão: Exige vínculo com associação profissional ou sindicato
  • Carência: Sim. Salvo para quem ingressa no plano em até 30 dias da celebração do contrato ou no aniversário do mesmo
  • Cobertura: Conforme o contrato e o Rol de Procedimentos
  • Rescisão: Previsão em contrato e somente válida para o contrato como um todo
  • Cobrança: Diretamente ao consumidor pela Pessoa Jurídica contratante ou pela Administradora de Benefícios.

Coletivo Empresarial

O plano coletivo empresarial é outra alternativa de plano coletivo. Ele pode ser contratado pela associação profissional ou sindicato. Veja suas principais características:

  • Adesão: Exige vínculo com pessoa jurídica por relação empregatícia ou estatuária
  • Carência: Sim. Salvo para contrato com 30 ou mais beneficiários e para quem ingressa no plano em até 30 dias da celebração do contrato ou da vinculação à empresa
  • Cobertura: Conforme o contrato e o Rol de Procedimentos
  • Rescisão: Previsão em contrato e somente válida para o contrato como um todo
  • Cobrança: Diretamente ao consumidor pela Pessoa Jurídica contratante ou pela Administradora de Benefícios.

A quem se destina o plano de saúde corporativo?

Quando falamos sobre um plano de saúde corporativo, é importante destacar que ele não está limitado a acolher somente os empregados de uma empresa. Segundo a legislação, a empresa também pode oferecer o benefício a uma série de outras pessoas – como sócios e administradores, aposentados, trabalhadores temporários, estagiários, menores aprendizes e membros da família do funcionário.

Ao estender o plano corporativo, as empresas podem se beneficiar de uma redução de taxas de absenteísmo em decorrência de ausências por doença na família. Além disso, torna-se um fator diferencial para a empresa, que será melhor vista pelos funcionários.

Essa é uma possibilidade que deve ser analisada no momento de escolher a melhor modalidade de contratação, pois o número de beneficiários e dependentes pode impactar na decisão final.

Afinal, qual é a melhor modalidade de contratação?

Então, qual é a melhor modalidade de plano de saúde corporativo?

Essa é uma resposta que varia conforme cada caso. Na prática, é fundamental encontrar aquela que é mais adequada aos interesses e necessidades específicos da sua empresa.

No momento de realizar a contratação, é importante considerar os fatores que impactam nos custos com planos de saúde – como as coberturas assistenciais incluídas no contrato, a localização geográfica da empresa e suas filiais, perfil dos colaboradores, serviços adicionais oferecidos pela operadora ou seguradora, entre outros.

No fim das contas, o mais inteligente é fazer uma boa pesquisa em relação a todas as possibilidades que podem ser seguidas pela sua organização. Após esse trabalho de investigação, você poderá ter uma ótima noção sobre valores e possibilidades de coberturas diferentes.

Você já sabia como definir a melhor modalidade de contratação para um plano de saúde corporativo? A Best Life Saúde pode ajudá-lo a encontrar a melhor opção para a sua organização. Entre em contato com a nossa equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *