Best Life Saúde

Plano de saúde para os funcionários: o que considerar

A escolha de um plano de saúde para os funcionários é uma decisão importante. Afinal, esse é considerado o benefício mais importante para os empregados de uma organização – influenciando na atração de talentos, retenção de funcionários e na produtividade obtida.

Ou seja, a escolha de um bom plano de saúde deve ser feita com calma e considerando todos os pontos importantes – tanto para o funcionário quanto para a empresa. Dessa forma, é possível encontrar um bom equilíbrio e deixar todos satisfeitos.

Mas quais são os fatores que devem ser considerados no plano de saúde para os funcionários? Confira logo a seguir.

6 aspectos para considerar na escolha do plano de saúde para os funcionários

Para os funcionários, o plano de saúde ideal possui cobertura para todas suas necessidades e não possui custo algum. Porém, esse cenário é inviável financeiramente para grande parte das empresas, não é?

O segredo para chegar a um equilíbrio entre as necessidades dos funcionários e da empresa está em analisar com calma as principais variáveis antes da contratação. Veja quais são elas:

1. As necessidades dos seus funcionários

De um modo geral, os funcionários mais jovens tendem a ter menos problemas médicos do que os mais velhos, não é? Por outro lado, uma organização que é formado majoritariamente por mulheres tem uma necessidade maior de cobertura de obstetrícia.

Ou seja, é fundamental analisar as necessidades dos seus funcionários para encontrar o melhor plano de saúde para os funcionários. Procure identificar quais tipos de assistência médica podem ser importantes para eles – assistência odontológica, saúde mental, cobertura de maternidade, cobertura para dependentes, etc.

2. Custo para a empresa

Como gestor da empresa, você obviamente precisa manter em mente os melhores interesses da empresa. Ao mesmo tempo, você não deseja oferecer um plano de saúde extremamente barato e pouco útil aos funcionários. Você precisa encontrar algum tipo de meio termo.

Uma ótima forma de colocar isso em prática é definir um limite máximo de gastos com o plano de saúde para os funcionários. Dessa forma, você inicia o seu trabalho de avaliações utilizando esse orçamento como base.

3. Tipo de plano

De acordo com as necessidades identificadas e o orçamento disponível, você pode começar a avaliar o tipo de plano de saúde oferecido – que pode ser:

  • Atendimento em ambulatório. Garante a prestação de serviços de saúde que compreende consultas médicas em clínicas ou consultórios, exames, tratamentos e demais procedimentos ambulatoriais.

  • Atendimento em hospitais (com ou sem obstetrícia). Garante a prestação de serviços em regime de internação hospitalar, incluindo UTI – podendo englobar ou não obstetrícia.

  • Atendimento odontológico. Esse tipo de plano de saúde garante apenas a assistência odontológica ao beneficiário e seus dependentes.

  • Cobertura referência. Esse é o tipo de plano de saúde mais completo – englobando assistência médico-ambulatorial e hospitalar com obstetrícia e acomodação em enfermaria.

4. Detalhes do contrato

Na escolha do plano de saúde para os funcionários, é tudo sobre os detalhes. Portanto, é preciso ter uma atenção especial para compreender exatamente quais atendimentos são cobertos, o início da vigência do contrato, os custos para o funcionário, entre outros detalhes fundamentais na sua decisão.

5. Análise dos concorrentes

Provavelmente, essa não é a primeira coisa que você pensa quando se trata de plano de saúde, mas é importante saber o que seus concorrentes estão oferecendo. Isso permitirá que você avalie o que seus funcionários / funcionários em potencial estão esperando. Se você não conseguir exatamente o que seus concorrentes estão oferecendo, tente adicionar diferentes incentivos que atrairão os funcionários.

6. Compare as operadoras

Navegar pelas opções de plano de saúde para os funcionários não é uma tarefa fácil – afinal, existem muitas opções com muitas diferenças. Porém, é fundamental tirar um bom tempo para fazer uma comparação completa entre todas as suas opções para encontrar aquela que realmente pode suprir as necessidades da sua organização e satisfazer os colaboradores.

 

Você gostou das dicas para ajudá-lo na escolha do plano de saúde para os funcionários? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *