Best Life Saúde

Plano de saúde para exposição a produtos químicos no trabalho

Você possui funcionários que trabalham com exposição a produtos químicos no trabalho? Por conta dos riscos que essas pessoas correm no dia a dia, é fundamental que exista uma atenção especial por conta dos gestores.

A legislação referente aos direitos dos trabalhadores já dispõe de normas para proteger esses funcionários.

Porém, a empresa também deve fazer a sua parte – fornecendo um local de trabalho seguro, criando normas rígidas e oferecendo um plano de saúde.

Mas será que exista algum plano de saúde especial para exposição a produtos químicos no trabalho? Descubra ao longo deste artigo.

https://bl.bestlifesaude.com.br/e-book

Quais são os riscos relacionados aos produtos químicos?

Segundo a Norma Regulamentadora 9 (NR 9), do extinto Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), são considerados agentes químicos todos os compostos ou as substâncias que podem penetrar no corpo humano pela via respiratória (na forma de vapores, gases, poeiras, neblinas, fumos ou névoas) ou ser absorvidos por meio do contato com a pele ou por meio da ingestão.

A partir disso, são esses os riscos de contaminação relacionados à exposição a produtos químicos no trabalho:

  • Contato com o tecido cutâneo;
  • Inalação;
  • Ingestão.

Como proteger os funcionários da exposição a produtos químicos no trabalho?

A exposição dos funcionários a agentes químicos nocivos pode causar várias consequências negativas para a saúde – como irritações nas vias aéreas, náuseas, dores de cabeça e, até mesmo, convulsões.

Além disso, algumas substâncias podem aumentar a probabilidade do desenvolvimento de doenças graves, como o câncer.

Por conta disso, a principal forma de proteger os funcionários da exposição a produtos químicos no trabalho é por meio do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs):

  • Respiradores
  • Luvas de proteção química
  • Óculos de proteção
  • Vestimentas de proteção
  • Calçado de proteção

A importância de prevenir doenças ocupacionais

Além de usar os EPIs que acabamos de destacar, as empresas também podem trabalhar de outras formas na prevenção de doenças ocupacionais – especialmente em situações de exposição a produtos químicos no trabalho.

Ao colocar isso em prática, são diversos os benefícios obtidos:

  • Redução no índice de afastamentos. Com um bom trabalho de prevenção, você garante uma redução no índice de afastamento dos funcionários.
  • Aumento na qualidade de vida. Outro claro benefício ao cuidar da saúde dos colaboradores é o fortalecimento do sentimento de bem-estar – mesmo quando é necessária a exposição a produtos químicos no trabalho.
  • Elevação da produtividade. Com um menor absenteísmo e maior qualidade de vida, a sua organização consegue elevar a produtividade de todos.
  • Diminuição de custos. Como consequência do aumento da produtividade, os custos operacionais diminuem. Além disso, os planos de saúde podem se tornar mais baratos por conta da diminuição da sinistralidade.

Afinal, existe um plano de saúde especial para exposição a produtos químicos no trabalho?

Para aumentar a proteção dos funcionários expostos aos produtos químicos, muitas empresas buscam a contratação de um plano de saúde especial para essas pessoas. Entretanto, não existe uma modalidade especial para esses casos.

Por outro lado, muitas operadoras permitem a personalização dos planos de saúde conforme as necessidades de cada pessoa.

A partir disso, é possível incluir os serviços necessários para que esses funcionários recebam os tratamentos que necessitam para manter o bem-estar e qualidade de vida – evitando danos permanentes por conta dos produtos químicos.

Quando isso é colocado em prática, tantos os funcionários quanto a empresa saem ganhando.

Afinal de contas, você garante que os profissionais mantenham uma boa produtividade e permaneçam na organização por mais tempo.

Você está em busca de um plano de saúde especial para exposição a produtos químicos no trabalho? Então descubra como a Best Life Saúde pode ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *