Best Life Saúde

Quais ações você pode adotar para proteger a saúde do colaborador

Proteja os funcionários

Proteger a saúde do colaborador deve estar entre os principais objetivos de qualquer organização, não é? São os funcionários que ficam responsáveis ​​pelo desenvolvimento diário de todas as atividades necessárias para alcançar os objetivos traçados. Nada mais justo que eles podem fazer isso em segurança.

Os funcionários podem estar expostos aos mais diversos riscos. Um funcionário do chão de fábrica pode ter que lidar com máquinas perigosas ou produtos químicos. Já um profissional do escritório passa o dia inteiro sentado em frente a um computador – o que também traz riscos para a saúde em longo prazo.

A maior perda de qualquer empresa seria a perda de funcionários quando eles não estão seguros e protegidos durante suas horas de trabalho. Por isso, os gerentes devem usar todos os recursos para criar e manter padrões de saúde e segurança.

Neste artigo vamos destacar algumas das principais estratégias que você pode adotar para proteger a saúde do colaborador. Confira.

Como proteger a saúde do colaborador na sua empresa?

1. Estabeleça uma comunicação aberta

Um componente chave para manter a confiança dos funcionários é encorajar uma comunicação aberta sobre quaisquer questões relacionadas à saúde ou segurança. Nenhum funcionário deve ter em destaque a preocupação com as metas de segurança da empresa.

A equipe de RH pode realizar reuniões com os funcionários para que, se algum funcionário tiver medo de manifestações de segurança aos gerentes diretos, se sinta mais à vontade ao falar com um funcionário de RH.

2. Implemente uma política de segurança estrita

Os funcionários que não são designados para trabalhar em uma posição determinada de alto risco devem ser desencorajados por entrar em zonas perigosas. Ao sinalizar ambientes inseguros, sinais postar de advertência rigorosos e mencionados como restrições de acesso para estes locais, todas as pessoas que circulam pela empresa evitando riscos desnecessários.

Para um escritório corporativo com menos riscos físicos, é aconselhável identificar todos os perigos potenciais que podem surgir – como vidros quebrados ou qualquer tipo de vazamento.

3. Forneça treinamento de saúde e segurança

É obrigatório fornecer os programas de treinamento de segurança para todos os funcionários – que devem incluir o treinamento do plano de ação de emergência e como se tratar sozinho e ferido. Além disso, você pode garantir que os funcionários sejam eficientes em momentos da crise, realizando exercícios de incêndio e de emergência de vez em quando.

4. Incentivo aos funcionários responsáveis ​​pelos responsáveis

Um funcionário está se sentindo doente? Incentivo que ele tire um descanso, vá para casa ou tire uma licença sem repreensão. É fundamental incentivar os profissionais a responsáveis ​​em relação à sua própria saúde.

Quando isso não acontece, uma enfermidade simples pode evoluir e causar consequências graves – tirando o profissional do seu posto de trabalho por várias semanas. Além disso, garantir que os funcionários que não estão saudáveis ​​não trabalhando também são uma forma de reforço de segurança e saúde de todos os demais colaboradores.

5. Use as consequências positivas

Outra forma de proteger a saúde do colaborador é evitar fazer um gerenciamento por meio do medo das punições. Se o funcionário tiver mais medo de faltar ao trabalho do que de ficar doente, as consequências podem ser muito graves em longo prazo.

A disciplina tem seu lugar, mas a maioria das questões de segurança pode ser tratada com eficácia sem punições – colaborando para construir uma cultura de segurança.

Quando a punição é usada de forma desproporcional em relação às consequências positivas, ela leva a um moral mais baixo, confiança reduzida, menor produtividade, menos trabalho em equipe e falta de engajamento. Também suprime o relato de incidentes que prejudicam a capacidade da organização de aprender com os erros e se tornar mais proativa.

6. Ofereça benefícios que colaboram com a saúde

Planos de saúde , odontológicos e outros seguros são ótimas formas de proteger a saúde do colaborador – mesmo quando ele não está nas dependências da sua empresa. Esses benefícios são muito importantes para criar condições ideais para que todos possam antes de sua saúde e trabalhar com mais qualidade de vida.

Você gostou da estratégia para proteger a saúde do colaborador? Quais delas você já utiliza na sua empresa? A Best Life Saúde pode ajudá-lo a encontrar os melhores planos de saúde para a sua organização !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *