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Quais os documentos impecáveis ​​para contratar um plano de saúde empresarial

Documentos

A contratação de plano de saúde empresarial é uma das estratégias de benefícios mais adotadas pelas associações brasileiras. Mas várias dúvidas podem surgir no momento da contratação – incluindo os documentos corrigidos para contratar um plano.Os gestores sabem muito bem os benefícios de um plano de saúde para a organização – aumento da satisfação dos funcionários, da produtividade interna, da retenção de talentos, entre outras vantagens. Porém, as questões burocráticas na contratação desse benefício geram dúvidas.Neste artigo vamos compreender quais são os documentos disponíveis para contratar um plano de saúde empresarial. Confira!

Como funciona o plano de saúde empresarial?

O plano de saúde empresarial é um plano de saúde coletivo – que, segundo a ANS (Agência Nacional Reguladora de Planos de Saúde do Brasil), é aquele contratado por uma empresa, conselho, sindicato ou associação junto à operadora de planos de saúde para oferecer assistência médica e / ou odontológica às pessoas vinculadas a essa empresa e aos dependentes dessas pessoas. Podem ser beneficiários de um plano coletivo os empregados ou servidores públicos, demitidos e aposentados, sócios, administradores e estagiários da empresa contratante. Como dependentes, seus familiares podem participar, respeitados os graus de parentesco determinados na legislação: até o 3º grau de parentesco consanguíneo, até o 2º grau de parentesco por afinidade e cônjuge ou companheiro.

Documentos área para contratar um plano de saúde empresarial

Os documentos perfeitos para contratar um plano de saúde podem variar conforme a operadora contratada ou conforme as particularidades do contrato. Mas aqui estão os principais documentos que você pode se preparar para separar:

  • Cópia do documento de constituição da empresa (contrato social, estatuto ou contrato de firma individual);
  • Cópia da última alteração do documento de constituição;
  • Cópia do documento do responsável legal da empresa;
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou declaração do FGTS ou cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
  • Cópia do Cartão do CNPJ;
  • Cópia da Inscrição Municipal e / ou Estadual;
  • Lista do FGTS com mês vigente quitado (somente se algum funcionário para participar do plano empresarial).

Documentos do MEI

O Microempreendedor Individual (MEI) também pode fazer contratação do plano de saúde empresarial. Neste caso, são os seguintes documentos:

  • Cartão de CNPJ;
  • Alvará (se tiver);
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência.

Documentos dos sócios e funcionários

Veja quais são os documentos dos sócios que podem ser exigidos na contratação de um plano de saúde empresarial:

  • Cópia da Identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia de Comprovante de residência Já os documentos dos funcionários que serão beneficiados com plano de saúde são:
  • CAGED (para funcionários recém-contratados);
  • Lista do FGTS atualizado mês anterior;
  • Guia de Recolhimento do FGTS atualizado e paga mês anterior;
  • Cópia da Identidade;
  • Cópia do CPF;

Documentos dos dependentes

Também é necessário apresentar os documentos dependentes dos planos de saúde – que podem incluir cônjuge, filhos, pais, irmãos, entre outros parentes. Veja os principais dos documentos:

  • Cópia da certidão de casamento ou Registro Civil de União Estável ou Declaração de União Estável (para cônjuge);
  • Cópia da Identidade;
  • Cópia do CPF;

Quais documentos como operadoras de planos de saúde devem entregar?

Além de saber quais documentos são considerados para contratar um plano de saúde, também é importante conhecer os documentos que as operadoras devem entregar. Segundo a ANS, as operadoras de planos de saúde são obrigadas a entregar:

  • À pessoa contratante do plano: uma cópia do contrato contendo os prazos de carência, vigência do contrato, critérios de reajuste, abrangência geográfica, tipo de acomodação (coletiva, em enfermaria, ou individual, em quarto) e superior assistencial (cobertura ambulatorial, hospitalar , odontológica, obstétrica);
  • A cada beneficiário: cópia do regulamento ou condições gerais do plano, o Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde e o Guia de Leitura Contratual, ferramentas que facilitam a compreensão das informações do contrato. Você já sabia quais são as áreas de trabalho para contratar um plano de saúde empresarial? Ficou com dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

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