Best Life Saúde

Qualidade de vida no trabalho x produtividade

Qualidade de vida no trabalho x produtividade: um grande dilema para os profissionais de todas as áreas. Conforme as empresas iniciaram uma busca desenfreada por aumentar a produtividade, os funcionários começaram a sofrer efeitos negativos em sua qualidade de vida.

Mas, afinal, é possível estabelecer um equilíbrio entre qualidade de vida no trabalho x produtividade?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal não é um conceito novo. Significa simplesmente reservar o tempo adequado para sua vida profissional e pessoal.

Mas ultimamente isso se tornou uma tendência, com empresas explorando isso como um diferencial competitivo para atrair e reter pessoas.

Neste artigo vamos descobrir como você pode melhorar a relação entre qualidade de vida no trabalho x produtividade na sua empresa. Confira.

https://bl.bestlifesaude.com.br/e-book

6 dicas para melhorar a relação entre qualidade de vida no trabalho x produtividade

1. Incentive as folgas

Férias não são um luxo, são uma necessidade. Uma pausa no trabalho proporcionará aos seus funcionários a oportunidade de se desligar e se divertir. Trata-se de uma grande oportunidade para se recuperar e recarregar.

Uma forma eficaz de incentivar o pessoal a tirar folgas é implementar um sistema obrigatório, em que o pessoal deve usar até o fim de suas férias anuais.

2. Implemente pausas curtas

O corpo humano não foi projetado para olhar para uma tela brilhante por horas a fio, sem nenhum tempo de inatividade. Para combater isso, é essencial incentivar pequenas pausas ao longo do dia para sua equipe.

Por que não pensar em instalar uma área social em sua empresa, onde as pessoas possam sair de suas mesas e distrair o trabalho?

Considere encorajar exercícios leves também, para quebrar o dia. Talvez você possa introduzir reuniões ambulantes fora do escritório ou um clube de corrida na hora do almoço.

3. Peça orientação aos funcionários

Se você está lutando para encontrar maneiras inovadoras de melhorar o equilíbrio entre qualidade de vida no trabalho x produtividade, por que não pedir a opinião dos funcionários?

Se você notar que as pessoas estão lutando para encontrar o equilíbrio, descubra que mudanças elas acham que melhorariam sua situação.

A colaboração com as equipes fornecerá mais insights sobre a maneira como pensam e sentem.

Para ajudar a facilitar essas discussões, considere agendar reuniões regularmente ou implemente programas de feedback em tempo real.

Dessa forma, você pode avaliar com precisão como seu pessoal está se sentindo e fazer ajustes para garantir que tenham o equilíbrio certo.

4. Pratique o que você prega

Se você diz às suas equipes para saírem no horário e não trabalharem no fim de semana, mas está enviando e-mails durante esses períodos, isso envia mensagens confusas e pressiona sua equipe para trabalhar fora de hora.

É importante respeitar o equilíbrio e a privacidade dos funcionários quando eles não estão no escritório. Isso significa que você deve evitar contatá-los fora do horário de trabalho e permitir que eles desliguem e recarreguem totalmente.

5. Ofereça trabalho flexível

Um horário flexível não significa que os funcionários podem ir e vir à vontade, o que geralmente é a principal preocupação do empregador.

Mas também não precisa ser complexo. Na verdade, pode significar algo tão simples como apresentar a escolha do funcionário no que diz respeito aos horários de início e término de seu dia de trabalho.

Cronogramas flexíveis mais sofisticados, como uma semana de trabalho de quatro dias ou home office, exigem mais planejamento, mas os cronogramas de trabalho flexíveis são a base do equilíbrio entre qualidade de vida no trabalho x produtividade.

6. Não espere horas extras como norma

Não confunda compromisso, engajamento e dedicação com semanas de 60-70 horas.

É normal esperar que os funcionários ocasionalmente trabalhem muitas horas se uma atividade for particularmente urgente (por exemplo: o lançamento de um novo produto ou uma feira de negócios por alguns dias).

No entanto, os funcionários não conseguem sustentar um nível extraordinário de energia e longas horas extras como uma expectativa de trabalho constante.

Na verdade, esse é o caminho mais curto para causar um grande desequilíbrio entre qualidade de vida no trabalho x produtividade.

Você gostou das dicas para promover uma boa relação entre qualidade de vida no trabalho x produtividade? Como você lida com esse desafio na sua empresa? Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *