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Quem pode ser dependente do plano de saúde empresarial?

A contratação de um plano de saúde empresarial para os funcionários é uma estratégia usada por muitas organizações brasileiras, certo?

Trata-se de uma forma de aumentar a satisfação dos funcionários e aumentar a saúde de toda a força de trabalho.

Sabemos que o plano de saúde é um dos benefícios mais desejados pelos funcionários. E um dos motivos para isso é a possibilidade de cobertura para seus dependentes – incluindo cônjuge, filhos, entre outros.

Ou seja, toda a família passa a ter acesso a serviços de saúde com mais facilidade e eficiência.

Trata-se de algo que vai muito além do trabalho e gera mais qualidade de vida e bem-estar para todos.

Mas você sabe quem pode ser dependente do plano de saúde empresarial? É isso que vamos conferir ao longo deste artigo. Acompanhe!

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Quem pode ser dependente do plano de saúde empresarial?

Para compreendermos quem pode ser dependente neste tipo de plano, vamos usar como base a legislação da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Conforme as disposições do órgão, quem pode ser colocado como dependente no plano de saúde empresarial são:

  • Parentes de 3º grau consanguíneo
  • Parentes de 2º grau consanguíneo
  • Parentes de 1º grau consanguíneo
  • Cônjuge e companheiro

Vamos entender melhor quais são as pessoas que estão inclusas nesses grupos?

  • Parentes de 3º grau consanguíneo. Neste grupo de parentesco estão inclusos os bisavôs e também os bisnetos do funcionário titular do plano de saúde.
  • Parentes de 2º grau consanguíneo. Neste grupo de parentesco se encaixam os avôs e netos do funcionário titular do plano.
  • Parentes de 1º grau consanguíneo. Neste grupo de parentesco estão os parentes consanguíneos de forma direta – como pais e filhos – do funcionário titular do plano de saúde.
  • Cônjuge e companheiros. Por fim, o marido e esposa do trabalhador também podem ser colocados como dependentes no plano de saúde empresarial.

Como é feita a inclusão de dependentes no plano de saúde empresarial?

Primeiramente, é necessário garantir que o plano de saúde empresarial contratado pela organização permita a inclusão de dependentes.

Caso isso seja possível, os profissionais do RH podem entrar em contato com a operadora para verificar qual é o procedimento a ser adotado.

Neste momento, será necessário o envio de informações pessoais e da documentação referente aos dependentes.

Entretanto, a forma como esse processo é realizado pode variar conforme a operadora contratada.

Quais documentos são necessários para realizar a inclusão?

Conforme acabamos de ressaltar, é necessário enviar uma documentação no momento da inclusão de dependentes no plano de saúde empresarial.

Porém, os documentos necessários variam de acordo com o tipo de relação do beneficiário dependente e do beneficiário titular.

Veja quais são os principais documentos que podem ser exigidos para comprovar a relação de parentesco:

  • Inclusão do cônjuge no contrato: deve-se apresentar a certidão de casamento; em caso de união estável, deve-se apresentar escritura pública de união estável ou outros documentos que permitam a comprovação do convívio em comum de forma pública, duradoura e estável.
  • Inclusão de filhos no contrato: para incluir filhos no plano de saúde empresarial é necessário certidão de nascimento ou documento de identidade.
  • Inclusão de outros graus de parentesco no contrato: em caso de inclusão de netos, genros, noras, enteados, sobrinhos, irmãos e cunhado, deve-se apresentar documentos oficiais aptos a comprovar o grau de parentesco.

Você já sabia quem pode ser dependente do plano de saúde empresarial? Quer entender melhor como funciona a contratação de um plano para beneficiar os funcionários da sua organização? Então entre em contato com a equipe da Best Life Saúde e encontre as melhores opções para o seu negócio!

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