Best Life Saúde

Seguro saúde: vale a pena oferecer aos colaboradores?

Você está considerando oferecer um seguro saúde como benefício para os seus colaboradores? Essa é uma estratégia adotada por muitas organizações brasileiras para proporcionar bem-estar para os funcionários – tornando a empresa mais atrativa.

Com esse benefício funcionando como complemento ao salário, os colaboradores ganham uma segurança maior em relação à sua saúde e bem-estar. Por outro lado, a empresa também sai ganhando com uma redução da taxa de absenteísmo, menor rotatividade e aumento da produtividade.

Mas será que realmente vale a pena oferecer este benefício para os funcionários?

Como funciona o seguro saúde?

O seguro saúde é um benefício que faz a cobertura de despesas médicas, hospitalares ou odontológicas para os colaboradores. Ou seja, os funcionários podem ser reembolsados com seus gastos com saúde.

É comum que exista uma confusão entre o plano de saúde e o seguro saúde. Apesar de existirem algumas semelhanças, a principal diferença está justamente no reembolso. Enquanto o plano cobre despesas em determinadas instituições (conforme a abrangência do plano), o seguro saúde proporciona um reembolso das despesas com saúde.

Por conta disso, o seguro concede uma maior liberdade para os funcionários. Por não existir uma rede credenciada, como nos planos de saúde, o seguro cobre as despesas com base nas escolhas feitas pelos colaboradores.

Vale a pena oferecer o seguro saúde aos colaboradores?

Ao oferecer o seguro saúde aos colaboradores, as organizações brasileiras podem obter várias vantagens importantes para seus resultados internos – além de prezar pelo bem-estar das pessoas que fazem parte do dia a dia da empresa.

Veja alguns dos principais aspectos que indicam os pontos positivos:

  • Vantagens para os colaboradores. Primeiramente, o seguro saúde oferece vários benefícios aos colaboradores beneficiados: menos tempo de espera por atendimento médico, liberdade para escolha dos seus atendimentos e ajuste individual às suas necessidades. Ao proporcionar isso para os funcionários, a organização aumenta a satisfação de todos.
  • Otimização da contratação e do recrutamento. Um pacote robusto de benefícios pode ajudar a atrair novos talentos, diferenciando sua empresa dos concorrentes. Afinal, qualquer profissional busca trabalhar em uma empresa em que se sente valorizado e obtém os benefícios necessários para uma vida mais confortável.
  • Lealdade e retenção de funcionários. Além de ajudar no recrutamento, o seguro saúde também é um incentivo para manter os profissionais na sua empresa por mais tempo. A oferta desse benefício pode ser um diferencial para reter seus melhores funcionários por longo prazo.
  • Satisfação dos funcionários. Um bom plano de benefícios permite que você tenha funcionários felizes, satisfeitos com seus empregos e benefícios à saúde. E esses funcionários felizes trabalham com mais motivação, contribuem para construir um clima positivo e são mais produtivos no dia a dia.
  • Funcionários mais saudáveis e produtivos. Os colaboradores que têm acesso a um seguro saúde tiram menos dias de folga e possuem menos ausências. Por conta disso, eles podem manter o foco e obter resultados mais consistentes em suas atividades.
  • Promoção de uma cultura empresarial saudável. Ao oferecer o benefício de seguro saúde, você mostra a seus funcionários que a saúde deles é importante para você, promovendo uma cultura positiva, incentivando iniciativas de bem-estar e oferecendo cobertura de saúde.
  • Benefício além dos salários para os funcionários. Muitas vezes, aumentar os salários dos funcionários é uma decisão complicada por conta dos aspectos financeiros, não é? Por isso, um outro benefício do fornecimento de seguro saúde é aumentar as recompensas mensais para os funcionários.
  • Cobertura de saúde ao alcance dos funcionários. Uma das razões pelas quais os empregadores oferecem seguro saúde para os colaboradores é tornar a cobertura médica mais acessível aos seus funcionários. Afinal, trata-se de uma possibilidade mais em conta do que a contratação de um plano de saúde individual.

Você já conhecia todos esses pontos positivos na contratação do seguro saúde para os colaboradores? A sua organização já disponibiliza esse benefício? Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *