Best Life Saúde

Tipos de planos de saúde: entenda suas principais diferenças

Você ainda não conhece as principais diferenças entre os tipos de planos de saúde? Essa é uma informação bastante importante para contratação e gerenciamento de um plano de saúde para os funcionários de uma organização.

Para fazer essa análise, podemos fazer uma divisão dos tipos de planos de saúde de duas formas diferentes: em relação à abrangência do plano ou em relação à cobertura assistencial. Ao combinar essas informações, torna-se possível ter uma visão mais completa sobre o universo dos planos de saúde.

Portanto, neste artigo vamos analisar quais são os tipos de planos de saúde e suas principais diferenças. Acompanhe.

Tipos de planos de saúde: abrangência do plano

Em relação à abrangência do plano, os tipos de planos de saúde podem ser divididos em: plano de saúde pessoa física (individual), plano de saúde empresarial, plano de saúde coletivo por adesão e plano de saúde MEI.

  • Plano de saúde individual. Esse tipo de plano de saúde pode ser contratado por qualquer pessoa física diretamente com a operadora – podendo ser para contratação para apenas um integrante ou para uma família.

  • Plano de saúde empresarial. Este plano de saúde é contratado por uma pessoa jurídica, que oferece o benefício para seus funcionários. Geralmente, o pagamento é dividido entre a empresa e os colaboradores – sendo a maior porcentagem paga pela empresa.

  • Plano de saúde coletivo por adesão. O plano de saúde coletivo por adesão é destinado para pessoas que querem contratar o convênio por meio de instituições trabalhistas – como sindicatos, entidades de classe ou associações profissionais.

  • Plano de saúde MEI. Trata-se de uma modalidade de plano de saúde empresarial voltado à figura do Microempreendedor Individual (MEI) – que é o empreendedor que possui no máximo um funcionário.

Tipos de planos de saúde: cobertura assistencial

Os tipos de planos de saúde em relação à cobertura assistencial segmentam o plano em relação à composição das coberturas descritas. De acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o plano pode ser:

  • Atendimento em ambulatório

  • Atendimento em hospitais (com ou sem obstetrícia)

  • Atendimento odontológico

  • Cobertura referência

Vamos conferir quais são as diferenças entre os tipos de planos de saúde em relação à cobertura assistencial:

Atendimento em ambulatório

A cobertura de atendimento em ambulatório garante a prestação de serviços de saúde que compreende consultas médicas em clínicas ou consultórios, exames, tratamentos e demais procedimentos ambulatoriais.

Atendimento em hospitais (com ou sem obstetrícia)

A cobertura de atendimento em hospitais garante a prestação de serviços em regime de internação hospitalar – incluindo UTI. Isso também garante o direito a exames e tratamentos como quimioterapia, anestesias, salas cirúrgicas, transfusões e materiais utilizados no período da internação.

Além disso, essa cobertura prevê a cobertura a procedimentos especiais – como hemodiálises e diálises peritoneais, quimioterapias e radioterapias, hemoterapias, exames e procedimentos para terapias e diagnósticos em hemodinâmica, embolização e radiologias intervencionistas, fisioterapias e acompanhamento clínico para os pacientes transplantados, no pós-operatório.

Nos planos que incluem obstetrícia, além do regime de internação hospitalar, também está incluída a atenção ao parto. Isso também engloba a cobertura assistencial ao recém-nascido durante os primeiros 30 dias após o parto.

Atendimento odontológico

Esse tipo de plano de saúde garante assistência odontológica ao beneficiário. Isso compreende consultas, exames, atendimentos de urgência e emergência odontológicos, exames auxiliares ou complementares, tratamentos e demais procedimentos realizados em ambiente ambulatorial solicitados pelo cirurgião-dentista assistente com a finalidade de complementar o diagnóstico.

Cobertura referência

Esse é o tipo de plano de saúde mais completo – englobando assistência médico-ambulatorial e hospitalar com obstetrícia e acomodação em enfermaria. Ou seja, ele oferece cobertura a todos os procedimentos cirúrgicos e clínicos, e atendimentos de emergência e urgência.

Você já conhecia os tipos de planos de saúde e suas principais diferenças? Ficou com alguma dúvida sobre as informações apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário que ficaremos felizes em ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *